Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Sex | 16.04.21

Vinhos para queijos | Dicas da enófila

Olá, eu sou a Isabel e ADORO queijo!

*Olá Isabel!*

 

Ora adorando eu queijo, mesmo. Todo e qualquer um. De pasta mole, com cura longa, Português ou estrangeiro... lembrei-me de - e agora com o dia da Mãe a chegar - deixar aqui umas dicas de como fazer pairing  de queijos, com vinhos - para melhorarem ainda mais o dia das vossas mães, caso possam estar com elas.

 

Ora, se o queijinho bom pode estar no início ou no final de uma boa refeição... nada mais próprio do que poder ser par de diferentes vinhos.

Mas percebo que possa confundir, na hora de escolher... estas são as dicas que eu sigo, cá em casa:

  • Conjugar os vinhos e os queijos pensando em intensidades semelhantes - ou seja: um encorpado tinto alentejano (como o Trinca Bolotas) com um queijo de cura prolongada, daqueles queijinhos de ovelha mais duros; ou conjugar um licoroso doce (um belo Porto Ruby) com o queijo acompanhado de doce, no final da refeição;
  • Conjugar vinhos e queijos por região - sendo "produtos da mesma terra" criados no mesmo ambiente, muitas vezes nas mesmas quintas, os sabores terão sempre tendência a complementar-se. Já experimentaram um Marquês de Marialva Arinto com um bom queijo de cabra da Bairrada?
  • Conjugar vinhos para obter surpresas - por exemplo, pensem em texturas opostas, mas notas de sabor que não "briguem". Eu experimentei, no mês passado, conjugar um Terras do Demo Malvasia Fina com queijo da Serra e fiquei fascinada porque acho que as borbulhinas do espumante não só cortaram a sensação de gordura; como a acidez da casta cortou o salgado.

 

 

*post não patrocinado por qualquer das marcas mencionadas

2 comentários

  • Imagem de perfil

    m-M 21.04.2021

    Ficas com o queijo! 
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.