Review - Sonho de Liberum de Susana C. Júdice
Lembram-se da alegria que senti quando recebi este livro? Das boas vibes que este livro me inspirou?
Pois é verdade que tudo de bom se concretizou nesta leitura, e ainda mais!
Tive o prazer de ser abordada pela própria Susana, que me convidou para o lançamento deste livro, que é o meu favorito de 2017, até ao momento.
A Susana linda, cheia de garra, dona de um estilo inconfundível e maravilhoso, apresentou o seu livro no meu Porto!
A Susana, editou esta obra com a Chiado Editora e deixou-me uma dedicatória linda, linda, e que me fez sentir que já nos conhecemos há anos, sem nunca nos termos visto!
A Susana trouxe-me de volta para o mundo dos livros de fantasia (que conheci o ano passado, pelas mãos de Ricardo Pinto), numa abordagem woman empowerment, que não podia deixar de celebrar hoje.
Acabei este livro na 2ª feira à noite, enquanto me convencia a adormecer em Miranda do Douro e ouvia o vento lá fora. Não podia ter pedido melhor ambiente para me despedir (espero que para já!!!) de Gwen e da sua "família", com o fechar do realizar da profecia.
Num universo muito similar, quase paralelamente feminista dos livros do Ricardo Pinto, a Susana trouxe até mim Gwen, o Reino de Essencia, de Liberum e dos 5 elementos - sim, a Susana considera que Espírito é um elemento!
Acompanhei a calma, o ataque, o medo, a aprendizagem, o sonho de Gwen e o seu povo, numa busca e numa luta pela salvação do arqui-inimigo Galium. Numa auto-aprendizagem, numa capacidade de confiar e aceitar o novo e o antigo para poder olhar para e pelo Futuro.
Há muitos meses que não me cruzava com tanta beleza nas palavras, nos cenários e na imaginação.
Tanto que o final em aberto, a "piscar o olho" a próximos volumes só me deu vontade de enviar uma mensagem à Susana a pedir que não deixe esta viagem ficar pelo princípio! (não o fiz porque já eram 23 horas e não queremos que a Susana perceba que eu virei fãzaça, né?)
A custo disse "até já" às personagens, a custo não me perco a pensar no que vem a seguir...
Recomendo este livro a amantes de histórias de fantasia, de esperança e de luta. Recomendo este livro a fãs de histórias com heroínas grandes, maiores do que o número de páginas. Recomendo este livro a quem goste de se sentir parte de algo maior, enquanto lê.
Espero que espreitem, gostem e escolham este Sonho de Liberum como vossa próxima companhia - não se vão arrepender!