Review - Amor Sublime - Chiado Editora
Após ter visto o quanto gostei da saga "Em busca da Borboletas", a própria Rosana, autora do livro "Amor Sublime", da Chiado Editora, enviou-mo para casa, com uma dedicatória personalizada.
A verdade é que a Rosana sabia muito bem o que estava a fazer ao oferecer-me este miminho!
Tanto que li o livro em 4 dias e levei-o comigo para Miranda do Douro, para relaxar nos momentinhos livres.
Estamos perante mais um romance, é verdade.
Na minha memória ficará para sempre como a versão portuguesa - no melhor dos sentidos - do "A Culpa é das Estrelas".
Uma história de amor pura, simples, despertenciosa, mas de final trágico.
Foi interessante conseguir reconhecer locais, rever-me nas preocupações de Valentina - tão organizada, tão poupada, "tão pés na terra" - e sentir as páginas deslizarem numa história "provável" e "conhecida", tendo em conta a referência, mas tão boa de ler.
Para mim também foi muito interessante o paralelismo com o mundo da moda e do téxtil, porque já trabalhei no sector.
E foi tão doce voltar a sentir os sonhos e esperanças de personagens de 17 anos. Toda a beleza de concorrer à Faculdade, vendo o Ensino Superior como a porta da "Meca do Futuro risonho".
A minha pena foi ver certos momentos da história serem pouco trabalhados - mais traços da presonalidade de Valentina (eu gosto de "dar a mãos às personagens que leio...), mais nervoso miudinho dos últimos dias de aulas, mais detalhes do baile de finalistas... e uma evolução da doença de Valentina mais realista. Isso e um epílogo das consequências da sua vida na vida de quem gostava tanto dela.
Se gostam de autores portugueses e histórias reais e simples, boas para nos acompanhar antes de adormecer. Aconselho-vos este Amor Sublime.
Tenho para mim que até será um bom presente de Natal para muitos late teenagers, como eu. Aproveitem, ainda vão a tempo!