Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Qua | 24.01.18

Receitas | Sopas para todos os gostos + Receitas variadas

Há lá hora melhor para um post destes, do que a hora do almoço? Então...

Último, este post é para ti. Sim, comecei a magica-lo depois deste teu post, e como não quis que passasses fome, partilho hoje aqui os ingredientes preferidos/principais das minhas sopas.

Lá em casa, eu sou uma viciadona em SOPA - já cheguei a recorrer a sopa, quando me deu "o ratinho" da fome de madrugada, acabadinha de chegar da discoteca  

"Pelo caminho", trouxe o m-R comigo. Lá em casa, come-se sopa todos os dias, ao jantar. Damos conta de duas panelas (de 2,8L) por semana.

Faço sopas low-carb sim - para quem já se está a perguntar... ainda antes de ter começado a alterar os meus jantares. E sim, como sopinha para enganar o estômago e (tentar) comer menos, também 

 

O que é sopa low-carb?

Para mim, é sopinha sem batata e sem massa - incluo feijão em duas sopas por mês, porque gosto e não sou de ferro.

Como gosto das minhas sopas mais líquidas, mais "ralas" e mais leves, passei a fazer sopa sem batata mal me mudei para Lisboa (mas nada bate a sopinha da mãe!). Substituí a batata por courgette e por couve-flor, dão corpo e sabor, sem engrossar a sopa - e são mais amigos da linha, especialmente se forem de se "atirar" à sopa como eu!

 

A minha base consiste em:

  • refugado de alho, cebola e gengibre fresco (dá sabor e tem um sem fim de benefícios para a saúde), sempre só com azeite;
  • sal e pimenta como tempero;
  • 300 g de abóbora menina, bem laranjinha;
  • 1 cougette OU 1/2 cabeça de couve-flor;
  • 1/2 alho francês (e sim, também usamos as ramas verdes)
  • 200 g de aipo fresco - a cada duas sopas (adoramos pelo travo a caril, a especiarias e por ser diurético);
  • cenoura é opcional, depende, temos uma relação amor-ódio.

(Para quem não se vê a manter ou gastar estes legumes todos, o Lidl tem uma mistura de legumes congelados para sopa - tem mesmo esse nome! - muito, muito saborosa. São pequenas embalagens de 400 g de legumes variados, que rondam os €0,80 e cada embalagem dá para uma sopa com esta capacidade)

 

E a isto junto as variáveis e que "mudam o sabor da sopa", de vez para vez - muitas destas situações são aproveitamentos de legumes, tentamos ao máximo não desperdiçar comida:

  • talos de alface, cogumelos ou de bróculos (que me sobram de saladas e aproveitando que a alface é calmante);
  • 1/2 frasco de leguminosas (em 2 das sopas do mês);
  • 1/2 couve portuguesa ou couve lombarda;
  • 1 nabo pequeno OU 1 chuchu pequeno.

 

Depois de cozinhar, trituro tudo, resultando numa sopa leve e fina, mas aveludada pela courgette/couve-flor. Retifico de tempero e, aí acrescento os legumes em pedaços, porque eu sou daquelas que gosta de tricar enquanto come  Estas são as minhas opções habituais:

  • feijao verde/ vagens;
  • couve portuguesa;
  • florete de brócolos;
  • feijão encarnado;
  • caldo verde.

 

E vocês? São amantes de sopa?

Têm truques?

Que outros ingredientes usam?

21 comentários

Comentar post