Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Seg | 01.02.21

Receita | Tábua de queijos e enchidos

(Esta menina fez sucesso no Instagram e tive alguns seguidores a pedir-me para escrever um post sobre como construí a minha primeira tábua de queijos e enchidos, por isso, lá vai.)

 

Este ano todas as Festividades foram caseiras.

Mas muito especialmente a passagem de ano, passámo-la a 4 em casa, de pijama e meias fofinhas (obrigada Gabrielaaaa!).

Depois de um 2020 que me levou uma das pessoas da minha vida, eu, pessoa supersticiosa, deixei de lado o que "manda a tradição" e fiz mesmo questão de passar o ano em pijama, sem maquilhagem e só focada na família e no que estava em cima da mesa - para se entrar em 2021 satisfeitos.

Tomei a meu cargo a construção de uma tábua de queijos e enchidos. Por um lado, andei a ser "assediada" pelo Instagram e pelo YouTube. Por outro, considerei mais eficaz e resultante em menos desperdício de comida o fazer uma GRANDE entrada do que vários pratinhos e petiscos, quando éramos só 4 pessoas.

Resolvi inspirar-me em vídeos e nas dicas dos seguidores que interagiram com uma caixinha de perguntas que publiquei, na semana anterior. E assim, fui buscar o meu prato médio de ardósia e escolhi elementos que se equilibraram:

  • queijos de pasta mole;
  • queijos mais curados;
  • carnes frias;
  • frutos secos (escolhi nozes e caju, para ter dois sabores contrastantes);
  • frutas frescas;
  • mel.

tabua_queijos_enchidos_meninamulher

Somos todos adeptos de queijo, daí grande parte ser dedicada a eles, e dos mais suaves aos mais fortes.

Intercalei presunto de cura mais longa com salmão fumado.

E para um toque doce, recorri às frutas e ao mel, que liga bem com tudo.

À parte coloquei tostinhas finas integrais e broa de milho doce para acompanhar os elementos mais pastosos e o mel.

 

No total gastei cerca de €30, para os 4, sendo que, no total acabei por repetir a tábua nos 2 fins de semana seguintes (mas já só para nós os 2, cá em casa), para não desperdiçar (e porque ficou muito bom!). Ao mesmo tempo, descobri que sim, esta é a entrada perfeita para quando temos pessoas diferentes à mesa: cada um pode construir o prato que prefere, comendo coisas boas e sem o constrangimento do "eu não como isto, eu não gosto daquilo".

Ah e não tive vergonha nenhuma de aproveitar os descontos de aproximação de fim de validade nas frutas frescas e nos queijos mais curados - ao fim e ao cabo, tudo foi consumido em mais do que tempo suficiente.

O planeta e a carteira agradeceram.

 

Sintam-se à vontade para copiar ou adaptar nestes fins de semana do confinamento e partilhem comigo os vossos resultados. 

 

(Usando o meu código MENINAMULHER têm sempre 5% de desconto na Villarrica Gourmet Store- acumulável com as promoções existentes - e aos €25 conseguem envio gratuito.)

 

*post não patrocinado mas com código de afiliada

2 comentários

  • Imagem de perfil

    m-M 03.02.2021

    Vou querer ver! :)
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.