Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Ter | 21.02.17

Receita - Strogonoff de tofu com cogumelos

Well, mais uma receita de tofu 

E não, não recebo comissão do supermercado chinês do Martim Moniz 

Só que esta receita, feita porque eu ando numa fase "cogumelos com tudo a acompanhar a minha fase "põe aí frutos secos na comida, sff!"... é "tipo" a MELHOR RECEITA de tofu que me saiu das mãos desde que escolhemos ser flexitarianos!!!

É super simples, é estupidamente rápida, fica apetitosa eeeeeeeeeee ainda salivamos só de pensar nela (não a comemos todos os dias porque... é calórica e punha-nos com um colestrol pior do que o dos velhinhos nos anûncios do Danacol!).

 

Tudo o que precisam é de:

 

250 gramas de tofú fresco - eu temperei com sal, alho, piri-piri e limão, meia-hora antes de cozinhar e potenciei os sabores ao colocar no frigorífico, durante o tempo de repouso:

8 cogumelos frescos, laminados

1 dl de vinho branco

azeite

gengibre fresco ralado (um cubinho de raíz)

1 pacote de natas pequeno

sal, pimenta e limão q.b

frutos secos (amêndoa e amendoim cortados, semesntes de girassol, etc...) q.b

 

Torrem (levemente) os frutos secos no taccho onde forem fazer o strogonoff, para libertar alguns óleos, e reservem os frutos secos.

Refoguem os cogumelos em azeite, gengibre e pouco sal. Mal estes estejam alourados (5 minutos em lume médio-alto), juntem o vinho e deixem evaporar o alcool (2 minutos em lume médio-alto), juntem o tofú que temperaram previamente (eu gosto de esfarelar o tofú para ficar semelhante a "carne picada", temperiei com os infgredientes referidos ali em cima e limitei-me a misturar o tofú até perceber que todo tinha acesso ao tempero!), refoguem um pouco, baixando o lume (cerca de 3 minutos) e juntem as natas diretamente, baixando o lume para o mais baixo, e mexendo para envolver.

Mal o molho comece a borbulhar, retirem do lume, polvilhem com os frutos secos e está pronto a comer! 

(ficou mais ou menos assim, mas foi direto  para as nossas barriguinhas! )

 

Cá em casa acompanhamos com arroz de pimenta e ficamos super fãs: leve, saboroso e rico, super saciante.

É daqueles pratos que me saiu tão bem que estou naquela de o começar a servir a amigos "amantes de carne", para verem o nível de confiança  

24 comentários

Comentar post