Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Qui | 15.03.18

Receita | Puré de legumes

Ultimamente, por motivos familiares e aqueles stresses do dia-a-dia, típicos da vida adulta, mas que só nos fazem querer ter 10 anos outra vez... tenho andado mais em baixo.

Apagadita. Ontem, no ginásio até me perguntaram se estava doente e disseram-me me que iam atualizar o meu treino porque "estou com ar de demasiado magra" - mas isso existe, minha gente??? (Logo agora que já voltei ao 36 e ao S/M???)

 

E o que é que isto tem a ver com o título do texto?

Tudo.

 

Eu, quando me vou abaixo fico sem ideias para refeições. Começo a aperceber-me que tenho tantas mais ideias e vontade de cozinhar "coisas boas", quanto mais feliz me sinto.

Maaaas há um elemento que nunca me falha, e que me deixa sempre feliz: PURÉ!

Sim, puré, desde que me lembro de mim mesmo (com uns 3 anitos), puré faz-me feliz.

 

Só que... entrei no drama de as batatas estarem carregadinhas de hidratos... e isso ir "contra" a nossa alimentação noturna, cá em casa.

Toca de pesquisar nas internets e todo um novo mundo se abriu, perante os meus olhos:

  • abóbora
  • ervilha
  • brócolo e cenoura
  • batata doce - para os almoços de domingo

 

É-me reconfortante o saborzinho a manteiga, a cremosidade, as cores giras e ricas destes purés.

Como os faço?

 

Cozo os legumes em água, sal, pimenta e 2 dentes de alho inteiros.

Ao fim de 15 minutos a lume médio-baixo, retiro 3/4 da água, retifico os temperos e acrescento 1 1/2 de manteiga de culinária.

E passo na varinha mágica - o de abóbora e o de batata doce até ficarem bem cremosos. O de ervilha e o de brócolo deixo ficar com pedacinhos, para terem textura.

 

Ligam bem com franguinho assado ou peixe no forno ou espetadas de peixe grelhadas. E, garantidamente, no meu caso, ajudam-me a animar um bocadinho, nestas noites que não têm sido fáceis.

 

Ainda ando aqui às voltas a ver como hei-de fazer um que inclua aipo, alho francês e cenoura... juntos ou em separado. Alguém tem receitas? Truques? Dicas?

20 comentários

Comentar post