Receita - Frango com cerveja e legumes no forno
No outro dia, em conversa com uma amiga, apercebi-me que, sem darmos por ela, praticamente deixamos de fazer fritos, em casa. Ou seja, como fritos, uma vez por mês, e isto, em restaurantes.
Como foi uma habituação/reeducação gradual, sem "obrigações", tornou-se mesmo um hábito. Nem me lembro de fazer nada frito, ou é estufado, ou vai para o forno.
E o mesmo acabou por acontecer com a receita antiga da minha mãe, de frango com cerveja.
Atualmente, o que faço é:
- compro frango fresco, peço para o cortarem em pedaços, como se fosse para estufar (um frango dá-nos para fazer esta receita 2 vezes);
- tempero o frango de sal, pimenta e limão;
- na assadeira coloco batata-doce, cogumelos e cebola (num dia mais extravagante junto-lhes espargos, que amo de paixão!
) que tempero diretamente na assadeira com azeite, sal, pimenta, picante, alho e e uma "borrifadela" de natas; - coloco o frango, no espaço restante da assadeira;
- rego com uma cerveja-mini
E pimbas! Forno com eles, durante 35 minutos.
O frango fica guloso tanto quanto quando a minha mãe o fritava e estufava (perdia era o dobro do tempo, 'tadita...). Os legumes ficam espetaculares, porque cozinham naquele molhinho todo :)

(imagem ilustrativa, que nós não nos aguentamos muito, sem atacar a travessa
)
Et voilá. Carne suculenta e legumes bons que bons, em 3 tempos, com "poucas voltas" e é um daqueles pratos de encher as vistas - sem sentir saudades de fritos![]()

