Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Seg | 09.12.19

Receita | Feijão preto à Brasileira

Para quem não sabe... sou alérgica a metal, e sim, isso inclui os enlatados alimentares.

Ao longo dos anos fui aproveitando a diversificação de opções e fui adaptando a minha alimentação. Um dos sectores mais fáceis? As leguminosas.

Graças a Deus, esta tendência da alimentação mais cuidado e sustentável, aliada ao regresso a alguns hábitos das nossas avós, facilita o acesso a feijão e grão secos, em que tal como a minha mãe e a minha avó, sou eu que os demolho da noite para o dia - e depois cozo e congelo para conservar.

 

No mês passado, durante as compras do mês, na Auchan, quem tem uma "Zona Avulso" de fazer inveja, vi feijão preto e resolvi arriscar comprar para fazer feijão preto à Brasileira, mas em casa.

 

Comprei meio quilo de feijão por 40 cêntimos!
Depois foi só demolhá-lo 12 horas, escorrer bem, cozer em água temperada de sal, pimenta, alho e louro durante hora e meia.
Escorrer de novo, e estufar/saltear mais meia hora em azeite, cebola, cubinhos de chouriço e bacon e um pouco de picante. (Aproveitei 4 colheres de sopa da água de cozedura para que o feijão não pegasse durante o estufar/saltear)

E só vos digo: ficou muito próximo de outros que já comi, em restaurantes!

Aaah e este meio quilo deu para 4 refeições e ainda tenho uma caixinha congelada pronta para qualquer imprevisto! #pelitra4ever

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.