Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Sex | 25.11.16

O pessoal ainda cai nesta do Black Friday?

Eu sei que é apelativo, eu sei que há quem tenha estado a juntar as suas "moedinhas" para aproveitar este fim-de-semana (em algumas marcas, semana inteira) - sim, estou a falar de ti Just-inha!

Também sei pelas 343 mil newsletters que recebi numa semana (fora as 987 sms só hoje) que há marcas que verdadeiramente seguiram o espírito deste momento comercial - fazer descontos ou ofertas extra - de cabeça lembro-me da SheIn, da Primor, da Maquilalia...

Mas ontem, enquanto dávamos a voltinha "dos pobres" pelo Vasco da Gama e a G. se babava para cima de 80% das lojas e prometia que 

se prepara cartão, que eu vou-lhi usar!

 

Eu fiz um pequeno exercício: peguei numa marca - da qual já fui muito fã, mas que agora só visito em últimos saldos, porque ficou "pesadona" - marca essa que começa por B e acaba em LANCO... e analisei os preços das newsletters.

Na Black Friday prometem-me descontos até 70%. UAU! Capaz de me parar e me fazer abrir o e-mail, à espera de peças com preços abaixo dos 2 dígitos...

Aqui é que está o engano.

Na análise que fiz, vi que a marca subiu os preços, numa média de 30%, na semana passada.

Assim, começando os descontos nos 30%, o preço permanece igual. Quando nos prometem 50% de desconto, o efetivo é de 20% e nas poucas peças a que "ofereceram" o selo de 70%... "estranhamente" nada desce para valores abaixo dos 2 dígitos.

Mais vos digo, ontem, já em plena loucura Black das lojas no Vasco da Gama, em 5 lojas que visitamos, conseguimos compreender que as peças sem promoção, conseguiam, maioritariamente preços mais vantajosos do que as peças cheias de etiquetas chamativas... parece que não há nada como um bocadinho de marketing psicológico para acordar (ainda mais) o nosso espírito consumista.

Deste lado fala-vos um m-M que está a contar tostões até ao fim do mês, porque comprou o vestidão.

Por isso, este post não é, de todo um ressabiamento de quem estava cheia de intenções consumistas e ficou desiludida com os pretensos descontos...

É mesmo uma análise pequenina e rápida e simples de mercado - ou não trabalhasse eu em Marketing...

22 comentários

Comentar post