Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Seg | 10.02.20

Mais uma ideia de presente para o Ballentines! | Periquita

Eu sei que disse que só ia indicar mais uma dica de prendas para o Ballentines e que este ano ia ser tudo focado no online, maaaas, entretanto lembrei-me de falar de outro tipo de prenda.

Um miminho que podem ir "já ali" comprar, a qualquer hiper ou supermercado.

Uma bela garrafa de vinho - sim, estou de volta aos posts enófilos.

 

Vou partilhar convosco a que foi minha escolha para presentes de Natal, mas que sei que fará "boa figura" também no dia mais romântico do ano.

(Fora de brincadeiras, ofereci 5 conjuntos de "tinto + branco" a casais amigos, exatamente por achar que é um vinho com personalidade, reputação e que se porta bem em todos os palatos, overall.)

IMG_6537.jpg

Et voilá: o Periquita.

É o primeiro vinho engarrafado em Portugal e a marca portuguesa mais antiga, a ser comercializada - está no mercado desde o séc. XIX.

Aqui na foto está o tinto, mas o branco é igualmente bom.

O vinho Periquita é comercializado pela casa José Maria da Fonseca, e é criado na zona de vinhos da Península de Setúbal, e tornou-se conhecido do público primeiro pela qualidade e notas equilibradas, depois pela variedade disponibilizada: dos tintos, aos brancos, aos rosés. E, nos últimos anos, tem apostado numa estratégia de comercialização mais acessível nos seus "vinhos de entrada", aka os vinhos padrão, que não os Reservas ou os Superiores.

E muito habitual encontrar o tinto e o branco em promoção no Continente ou no Pingo Doce, a rondar os €2,90 a garrafa.

 

Pessoalmente, é das únicas casas em que prefiro o tinto ao branco: suave, mas com corpo, com bom perfume à vinha, paladar frutado apoiado pela madeira, mas sem ser "abafado" por ela pois os taninos são muito leves.

É, para mim, o tinto perfeito para o jantar de 6ª feira que acompanha bem um bom bife grelhado, um chilli de feijão ou um peixe no forno.

 

Deixo-vos aqui uma infografia d' Observador para poderem conhecer melhor as notas de cada vinho e poderem comprovar a variedade de oferta, mesmo que nem todos estejam nos hipermercados habituais.

 

*post não patrocinado, por nenhuma das marcas mencionadas

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.