Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Ter | 08.10.19

Leituras | "Arrancado dos meus braços" | Chiado Books

Felizmente o meu hábito e ritmo de leitura regressaram, e não foi só "uma moda" das férias.

Terminei este livro, que me tinha sido enviado pela Chiado Books em 2017 (mas que ainda estava entre os, agora, 15 livros "por ler"), ontem à noite, e tinha que vir partilhar o que senti, convosco.

 

É um relato real, do Portugal do final do séc. XIX, até à década de 50 do século XX. A história trágica de amor de um casal, contada em testemunho indireto, por uma das pessoas que viveu "a lenda" de perto.

É um projeto pessoal da autora, Diana Gaspar, mas que felizmente, assim "não morre" na família.

 

Imaginem a história de amor mais triste que já viram numa novela (TVI, rói-te de inbeija!), o casal Lemos consegue suplantar toda a vossa imaginação.

Boas famílias, uma grande paixão, os sentimentos corretos... tudo apontava para uma vida perfeita, tudo terminou em 19 dias, por causa da I Grande Guerra.

A partir daí, o casal ficou entregue à distância, à tristeza, à loucura, à maldade sádica até, e à falta de ajudas e de conhecimentos na área da saúde, típicos de um Portugal pequenino, na cauda da Europa.

Há até um irmão ganancioso, frio e oportunista, que lhes traz a morte mais cedo. Este livro tem mesmo tudo!

 

Não é a maior obra de literatura, não.

Mas as personagens prendem-nos - eu li o livro em 4 noites.

E é muito interessante reconhecer certas passagens históricas, lugares e ver o país a crescer e desenvolver-se devagarinho.

 

Pena é que o livro não se encontre no GoodReads, para lá deixar a minha opinião também.

Este foi o meu 12º livro de 2019, se tudo correr bem, este ano vai contar com 13 livros lidos! 

6 comentários

Comentar post