Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Dom | 31.01.21

Leituras | A Sangue Frio, Truman Capote

Não vamos agoirar, mas, não sei se pelo novo confinamento, se pelo facto de me querer afastar da televisão, chego ao final de janeiro com 2 livros lidos e um terceiro já começado!

(Mesmo assim, não me vou por com objetivos megalómanos de leitura para este ano, vamos indo e vamos vendo.)

 

Ora, durante 3 semanas dediquei-me a ler um "Clássico". O romance de não ficção criminal mais conhecido do século XX: A Sangue Frio, de Truman Capote.

Sim, é aquele do filme que deu o Óscar ao Philip Seymour Hoffman, mas eu sou daquelas pessoas old-school: primeiro leio o livro, depois vejo o filme (se ele aparecer em algum canal de sinal aberto, claro).

 

Para quem não sabe, eu adoro true-crime, especialmente no Youtube. Ouvir falar, explicar e analisar crimes mais ou menos famosos. Tentar perceber o que "levou a" - quando tinha 15 anos considerei seguir Criminologia, mas a licenciatura nem existia em Portugal e eu desisti da ideia...

E daí sempre ter querido este livro.

Foi um presente de Natal em 2019 e só agora cheguei a ele.

Mas valeu a pena a "espera".

bertrand_afiliada_asanguefrio

 

De forma calma, sem demasia adjetivação Capote dá-nos a conhecer a cidade, a família, os criminosos, a população. E, para livro escrito nos anos 60, já faz um bom trabalho a tentar traçar um perfil criminal e faz uma leve análise do sistema criminal americano ainda segregacionista.

São quase 400 páginas que se leem bem - o meu ritmo habitual foi de 35 a 40 páginas por noite.

Pessoalmente senti mais ritmo nos capítulos de índole humana e nos de análise psicológica. 

Já a forma como Capote fala dos traços da população e as suas reações e expectativas é interessante de tentar perceber, denota-se fascínio e compostura - à distância de quase 60 anos - embora o tenha considerado demasiado rápido e, pela conduta da época, pouco desenvolvido na faceta sociológica e nas consequências.

 

Podem encontrar esta obra fundamental na Bertrand a €19,90, já com portes grátis, e usando o meu código de afiliada conseguem acesso a mais campanhas promocionais ajudam-me com uma comissão para mim.

#winwin

 

*post escrito com o apoio da loja online

2 comentários

  • Imagem de perfil

    m-M 01.02.2021

    Eu já vou quase a meio do 3º, é um romance histórico, está a ser giro. 
    Eu gosto bastante do género, também vejo muitos documentários e sigo canais no Youtube! 
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.