Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Qui | 17.12.20

Experiência | Saraiva's, Marquês de Pombal

Dezembro é o mês dos brunches.

Dos feitos em casa, porque estive de férias.

E dos novos a conhecer, porque sábado é dia de sair de casa - e restauração que luta é a que encontra novos programas para respirar por entre as limitações de horários.

Já assumi no Instagram - tenho recorrido aos brunches exatamente porque o sábado e o domingo de manhã são os únicos momentos em que saio de casa - e a ideia de ir comer coisinhas boas motiva-me a acordar cedo, arranjar-me e tratar de tarefas - sim, este é o lado do coping, da quase negociação para tentar normalizar os dias.

 

Tive a honra de ser convidada pela equipa do Saraiva's para ir conhecer o seu brunch especial de inverno, disponível aos sábados até janeiro, e a título muito especial disponível também no dia 24 de dezembro.

É um brunch de inspiração sueca, rico em pratos que jogam com os sabores reconfortantes, para dias de inverno, e a irreverência de momentos inesperados de sabores "novos". E sim, há almôndegas e salmão!

Então, o brunch divide-se em 4 momentos:

1 prato de pequeno-almoço: eu escolhi as papas de aveia com canela, limão e pera caramelizada; o m-R escolheu o iogurte com cereais e fruta fresca da época. As papas de aveia são leves, sem adição de açúcar, o que permite à pera brilhar, já o iogurte é natural e por isso, sente-se cada rebentar de sabor da maçã, da laranja, da romã;

1 prato de ligação: eu escolhi os ovos rotos e o m-R a sopa cremosa de cebola com queijo de cabra - 2 ex-libris deste restaurante que alimenta lisboetas desde os anos 70. Eu AMO ovos rotos, vocês não têm ideia. Os meus olhos brilhavam à vista do ovo bonitinho, com cubinhos de chouriço, batatas fritas caseirinhas e um toque (pequenino de molho de tomate), foi um gosto mexer aqueles ingredientes, rebentar a gema... ui! Já o m-R adorou a sopa cremosa de cebola e considera que a capa de queijo de cabra derretido estava no ponto, com um leve toque a fumado, a lenha quase, ajudou-o a matar saudades de Praga;

1 prato de tosta: eu escolhi a tosta de almôndegas suecas com creme de beterraba e o m-R escolheu a tosta de salmão com micro-rebentos. Aqui, admitimos, partilhámos os 2, porque estávamos muito curiosos. Eu pessoalmente adorei a de almôndegas (imaginem as do IKEA 100x melhor!), e o creme de beterraba picada com mação e um toque avinagrado ajudou-me a fazer as pazes com este vegetal, conseguiram transformar a enfadonha beterraba em algo com vida, com sabor e crocante! A tosta de salmão? No ponto: fatias de salmão temperado, uma maionese caseira com micro-rebentos e tomate. Ambas acompanhadas de salada.

Para acompanhar? Uma limonada com hortelã, para mim; e um sumo de laranja natural para ele.

Uma das melhores mimosas que já bebi (mesmo a fazer pensar no "Sexo e a Cidade") para brindar a uma boa refeição e um café e um chocolate quente (cremoso e sem adição de açúcar mas bem saboroso, como deve ser), para encerrar a experiência.

70EF82EC-2C32-460C-AE4C-3C5E713F2F95.JPG

 

D29ABE3A-01B9-46A4-A34A-60AF99DA9538.JPG

 

FF9576D6-72BA-4260-9A15-5B49BB990BBA.JPG

 

C1D87FCA-B843-43A0-8303-B34D0BD5C49A.JPG

 

8B8191BE-EFD5-43A7-B14C-377C0A50914B.JPG

 

ECD805FE-7BF5-4073-8B10-0A8BE296DF89.JPG

 

IMG_8705.jpg

 

IMG_8708.jpg

 

Resumindo: queres visitar um brunch diferente, com pratos que te levem a viajar, num espaço moderno e muito muito bem decorado? Visita o Saraiva's.

Bem localizado a 2 minutos da estação de metro, com esplanada e vista de janela, e uma equipa atenta, rápida e muito simpática; tudo se conjuga para uma refeição de conforto que fica na memória.

Os ingredientes são de evidente qualidade e as conjugações entre pratos tradicionais e pratos de outras culturas faz sentir que "fomos para fora, cá dentro". E especialmente os ovos rotos e a sopa de cebola deixam saudades.

O custo é de €14 por pessoa, acrescentando €4,5 caso queiram experimentar a mimosa. Custo mais do que acessível e muito mais do que justo pela experiência e atendimento.

Para mim é um 5/5 e já estou a planear regressar para o aniversário do m-R em janeiro.

Super recomendo.

 

Saraiva's Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

*post não patrocinado mas com refeição oferecida pelo estabelecimento

2 comentários

  • Imagem de perfil

    m-M 22.12.2020

    Eu também não era, mas deste, sou! 
     Nós vamos regressar em janeiro, venham também! 
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.