Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Qua | 08.04.20

Experiência | Prova de vinhos Graham's, TimeOut Market

Ora, esta experiência é de dezembro, quando fui ao TimeOut Market, mas na altura pensei:

Ninguém estará interessado nisto.

 

E o tempo foi passando, mas agora estamos em quarentena/isolamento/distanciamento, e qualquer memória da "rua", de momentos felizes, conta, certo?

 

Ora, conforme vos disse, algumas vezes, há cerca de 10 anos, trabalhei na industria dos vinhos, mais especificamente, com vinhos do Porto.

E gostei do que aprendi: as fichas técnicas, castas, temperaturas de serviço, notas de prova. Tudo. Aprendi quase todos os dias, e a verdade é que, chegando aos 30, são conhecimentos que dão jeito.

Seja para escolher a garrafa que se leva para o jantar dos amigos; seja para escolher vinhos para oferecer no Natal, seja para escolher o acompanhamento de um jantar especial (romântico ou connosco mesmos, que também merecemos).

 

E o engraçado é que o m-R gosta de um bom vinho do Porto, e tem sempre uma garrafa a postos. Mas não, nunca tinha feito uma prova com ele, nem lhe tinha mostrado as diferenças entre tipos de vinho de Porto - até porque, normalmente, o pessoal só tem uma garrafa de vinho do Porto, aberta em casa, né?

 

Ora, quando fomos ao TimeOut Market, depois de jantarmos aqui, vi, pelo canto do olho, que o TimeOut Bar tem um stand da Ghraham's. E uma opção de prova vertical (ou seja provar os 4 a 5 principais vinhos do Porto da marca, organizados por idade, intensidade e conjugação das notas). Ok que a prova de vinhos custa €15, mas deu para o fazermos juntos e partilhar os cálices - algo impensável agora, não é?

 

Recebemos o Fine Tawny, o Fine Ruby, 10 Years Old Tawny, o 20 Years Old Tawny e o LBV.

O Tawny é o chamado "vinho base", de cor clara, mas de notas secas embora seja um vinho jovem Enquanto o Ruby é mais equilibrado e fresco com uma cor mais vermelha e um aroma mais frutado - ambos estes são apontados como perfeitos para aperitivos.

Seguiu-se o Tawny de 10 anos de cor de ameixa, muito féxon, com notas de nozes de frutas maduras, já é pensado como acompanhamento para sobremesas. E o 20 anos? Como se distingue? É um vinho com uma cor mais acastanhada, acobreada, é mais cítrico, tem notas de laranja amadurecida, é mais "rico" e completo na boca. E, lá está, já procura mais acompanhar entradas como queijos e patés leves ou frutos secos.

Mas, para o fim ficou o meu all time favorite dos vinhos do Porto: o Late Bottled Vintage (LBV): é um tipo de vinho vintage que depende da qualidade das colheitas e que nem todos os anos é produzido, pede mais tempo de trabalho, de análises no laboratório, é mais espesso, mais doce e mais intenso. O da Graham's é da cor dos frutos vermelhos maduros, tem um aroma rico e complexo a vinho frutado mas equilibrado.

 

O engraçado deste experiência?

Os cálices chegam numa pequena bandeja de madeira com um cartão debaixo de cada cálice com as notas, e vem virado ao contrário, para fazer suspense, mas, para nós serviu para fazer um jogo: o m-R provou primeiro, com o cartão virado para ele, a seguir provei eu, sem saber a ordem ou as notas, e tive que adivinhar!

E... acertei todos... menos o 20 Years! Que me enganou com as notas de laranja e pensei que fosse um branco! 

 

Não sei se vinhos do Porto fazem o vosso gosto, se gostariam de aprender mais sobre eles, uma bebida que é tão nossa. Digam-me nos comentários.

Mas recomendo a experiência, que não considerei cara, porque é facilmente partilhável por 2 pessoas. 

Já agora, podem fazer a prova acompanhados pelo funcionário do bar-stand, mas eu, para matar saudades, escolhi fazer eu a prova ao m-R e ensinei e aprendi e senti-me de novo com 25 anos!

 

Time Out Bar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

*post não patrocinado pelos estabelecimentos

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.