Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Qua | 19.06.19

Experiência | La Tagliatella, Avenida de Berna

* post descaradamente escrito live from Alentejo. Agora que já meti noinjo, posso continuar:*

 

Resolvi encerrar as experiências gastronómicas de junho guardando o melhor para o fim!

Fui contactada pela equipa do La Tagiatella, na Avenida de Berna, para os ir visitar e ficar a conhecer melhor este seu 2º espaço da marca, em Lisboa.

Convidei eu o m-R e assim lhe pude oferecer um jantar bem romântico, num italiano que prima por representar todo o país com produtos locais de qualidade, apostando no sabor autêntico para que Itália conquiste os nossos corações, pelo estômago.

 

Logo à chegada fiquei fascinada com a decoração e a simpatia da equipa. Senti-me realmente especial, bem-vinda, sabem?

Fomos sentados numa mesa linda e entregues aos cuidados da Ellen, que merece todos os nossos elogios: atenta, simpática, rápida e disponível. E vão já perceber porquê.

 

Desde já aviso, para perceberem que foi o mote da refeição todinha: as doses são muito bem servidas, são mesmo pensadas para partilhar, daí termos escolhido 2 entradas, apenas um prato e as duas sobremesas de degustação - e ficamos tão, mas tão satisfeitos - acho que dá para ver pela quantidade de adjetivos a descrever a experiência, daqui para a frente.

 

Os menus são extensos e se já estava com "medo" por não visitar um italiano há algum tempo... depressa fiquei com medo de me "perder". E foi aí que a Ellen salvou a experiência: mais do que ser atendida... fomos acompanhados, quase que como por uma amiga.

Aqui, vou confessar, joguei um pouco pelo "seguro" e fui escolhendo pratos de acordo com o próprio destaque dado pelos chefs do La Tagliatella: escolhemos, para beber, uma sangria de Prosecco com framboesas, que é staple da casa; e para entrada, o trio de pães caseiros com tomate fresco, azeitona e cebola no forno (e o maravilhoso azeite perfumado caseiro a acompanhar) e a Focaccia di Reco, com queijo parmiggiano reggiano, ovo e pérolas de trufa. A compota de pêssego que a acompanha, pareceu-nos estranha pois não misturamos habitualmente sabores doces e salgados, mas realmente fez a diferença e deu um toque de frescura ao prato.

Seguimos para o prato principal - e apesar de desafiados pela Ellen a escolher dois pratos - ficamo-nos por uma massa fresca, para guardar barriguinha para as sobremesas - eu tinha visto cannolis, "pelo canto do olho", sobremesa que sempre quis provar, mas nunca tinha visto em Portugal. Escolhemos então um farfalle fresco, recheado com 3 queijos e mortadela de Bolonha ao molho de creme de leite, cogumelos e trufa. Chegou-nos uma dose maravilhosa, perfeita para partilhar e repetir. O farfalle bem recheado, cheio de sabor, envolto no molho rico de cogumelos e um toque muito leve de trufa deixa saudades!

Chegou então a hora da sobremesa e pensamos: que melhor forma de experimentar as sobremesas italianas de que tanto ouvimos falar em quantidades moderadas - mas mais uma vez, muito bem pensadas para partilhar, daí reforçar que estamos perante um restaurante romântico - do que escolhendo os pratos de degustação?

Experimentei os cannolis, frescos, com recheio de queijo creme cremoso (passo a redundância!) e chocolate negro; a mousse de limão tão fresquinha, a mousse de chocolate Rocher com crocante, o pequenino mas maravilhoso tiramisu... e as trufas que acompanham o café final?

Para nos despedirmos em grande terminamos a refeição simplesmente com o melhor Limoncello que já bebi, Luxardo - e olhem que eu sou fã ao ponto de ter evangelizado o meu pai a conhecer este licor de limão dos céus.

 

Resumindo: este não é um restaurante Gold, mas é sim um restaurante que me roubou o coração, que vai ficar guardado para os dias especiais. Ao ponto de me lhe ter dado as primeiras 5* no Zomato, desde o ano passado.

Esta refeição ronda os €60, para 2 pessoas, um preço mais elevado do que a nossa média, mas muito acessível tendo em conta a qualidade dos ingredientes, a originalidade do menu, o trabalho da equipa e a beleza do restaurante.

Peço-vos, visitem sempre que se queiram sentir especiais. (esse o tanto que recomendo o La Tagliatella!)

 

La Tagliatella Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

As minhas fotos, como habitualmente, aqui!

4 comentários

Comentar post