Experiência | Kapitan Ramen, Lisboa
Pois é, no sábado passado, 2 meses e 10 dias depois de ter iniciado o isolamento social/ quarentena/ confinamento, saí de casa para "passear".
Foi a primeira vez que não saí a correr, apenas para ir às compras.
Saí, para me testar, porque noto que o confinamento e este "novo normal" me deixam muito ansiosa e amedrontada. Resolvi então fazer algo que vocês sabem que eu gosto (e aproveitando todas as regras e cuidados associados): comer fora.
Pesquisei muito antes, procurei um negócio local, pequenino, que soubesse que estava a cumprir todas as regras e que eu sentisse que ia apreciar a visita (o dinheirinho). Escolhi também pesquisar uma gastronomia que não fosse tão fácil de encontrar a 100% nos take aways.
Assim me decidi pela gastronomia asiática e pelo Kapitan Ramen, ali na zona da Estefânia.
O espaço tinha aberto em janeiro, fruto da paixão de duas amigas que quiseram trazer o ramen a sério para Lisboa, tanto que, antes de abrirem o espaço, fizeram 2 visitas ao Japão para aprender tudo sobre a arte deste prato único. Depois veio a pandemia...
Eu... procurava um espaço pequeno, com esplanada e que comunicasse cumprir as regras de ocupação e limpeza.
E, bendita a hora em que escolhi o Kapitan Ramen: ficámos numa mesinha para dois, na esplanada, bem distanciados das outras 2 mesas disponíveis. A nossa mesa foi desinfetada a cada prato que nos chegou. (eu mantive a máscara até ver comida a aproximar-se de mim)
Escolhemos então duas entradas: o frango frito (Kaarage Chiken) e as bolinhas de polvo (Takoyaki). O frango é tenro e suculento, chegou quentinho e coberto de um glacé muito saboroso e simples que apenas avivou o sabor da carne. Já as bolinhas de polvo são uma ótima supresa: imaginem croquetes de polvo, mas com um creme de ligão semelhante ao dos rissóis de camarão. diferente de tudo o que já comi, mas bom que bom, a fazer lembrar algo feito pelas nossas avós, de tão caseirinho.
Para pratos principais escolhemos o Tsukemen, prato seco de noodles, carne, acompanhamentos tradicionais (legumes e ovo), com o caldo à parte; e o Hot Tonkotsu, com noodles, carne de porco, caldo à base de costeleta de porco, pak choi e ovo. O estabelecimento aposta mesmo e quase apenas no ramen - para além deste têm um prato de arroz, por isso, sejam amantes desta gastronomia, que ela vale a pena.
No Tonkotsu a barriga de porco quase se desfaz só de tocar, de tão tenra, mas cuidado com o nível de picante, eu pedi o 2 de 4 e era puxadinho. O caldo era saboroso e a dose enorme, tanto que quem a terminou foi o m-R.
Já eu terminei oTsukemen dele, cujo caldo é mais intenso mas não é picante e que tem a barriga de porco desfeita no caldo, tornando-o mais rico e espesso.
Ambas as noodles são muito saborosas, de ovo, frescas e nada enjoativas.
Para acompanhar escolhemos a cerveja japonesa, muito leve e cítrica, perfeita para cortar a gordura típica (e bem vinda) do caldo dos ramen sem afetar as notas de sabor.
E encerramos a refeição com um mix de moshis caseiros, um de chá verde recheado de gelado de baunilha e um de chocolate, recheado de ganache e chocolate. Ambos muito fresquinhos e apetitosos, mas o meu coração ficou com o de chocolate, sedoso e cremoso como só ele!
Resumindo: querem matar saudades de comidas que simplesmente não ficam tão perfeitas encomendadas por takeaway? Querem comer um bom prato de ramen reconfortante para acalmar a ansiedade? Visitem o Kapitan Ramen.
As doses são enormes e dão bem para partilhar, as entradas vêm bem servidas para duas pessoas, tudo quanto chega à mesa nota-se que é caseiro, do dia, feito com carinho e por quem sabe porque aprendeu bem.
A refeição com 2 entradas, 2 pratos, 2 bebidas e sobremesa ficou por €40 para duas pessoas, um preço completamente dentro da média, para Lisboa.
O espaço interior é lindo e cheio de simbolismo, mas eu, para já, sinto-me mais segura e resguardada nas esplanadas - e esta cumpriu o pedido: pequena, aconchegante, mas segura e a seguir todas as regras!
Para mim este espaço é um 4,5/5 e recomendo a visita, mal se sintam prontos para isso.
*post não patrocinado mas com desconto no preço final da refeição