Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Qua | 25.07.18

Cuidados Capilares | Pré-Poo

Dois dos posts mais pesquisados e que mais tráfego trazem ao blogue, nos últimos dois anos, estão relacionados com o Cronograma Capilar - CC, para os amigos:

E

 

O mundo dos cuidados capilares evoluiu muito nestes dois anos, e a verdade é que eu larguei o CC quando cortei 2/3 do meu cabelo, no final de 2016. Não me fazia sentido tanto produto em tão pouco cabelo.

Por outro lado percebi que os 2 maiores grupos que desenvolvem o tema, em Portugal, são altamente pressionados pelas marcas e isso nota-se: no início o "ai Jesus" era a Embelleze, depois a Bio Extratus, depois a Haskel, agora a Lola. E o poder de evanzelização e apontar de dedo - tão típico dos grupos de Facebook - chegou ao ponto de se diferenciarem pessoas que só querem cuidar do seu cabelo, porque não compram produtos novos TODOS os meses.

Para terem noção, eu, ao preferir produtos de supermercado e por preferir acabar produtos em vez de ter 5 máscaras, 2 condicionadores, 2 shampoos e 3 finalizantes abertos, sou "MAAAS... FAZES O CC, querida?" sou #ccdospobres; ou pior, por usar agora produtos que já não são "os da moda", sou #ccprodutosfracos* - percebem o que quero dizer com "pressão das marcas"? (isso e o tom de superioridade, completamente desnecessário...)

 

hashtags que já vi nos grupos de cuidados capilares, que sim, continuo a seguir para me manter a par dos novos produtos disponíveis em supermercados e parafarmácias, e as suas promoções.

 

A verdade é que deixei o CC vai para mais de um ano e meio, e como já partilhei convosco, só retomei um pouco mais os cuidados, agora que decidi que vou voltar a deixar crescer o meu "pelo-de-rato". Estou mais focada em produtos mais naturais e produtos específicos para o meu cabelo e em ouvir o que ele me está a pedir: por exemplo, a Linha "Resgate da Força" realmente ajudou e muito a densidade do meu cabelo, mas linhas de tratamento não devem ser usadas mais de 3 meses seguidos. Porque podem secar o cabelo.

Então, depois de tanto ter ouvido falar em "pré-poo" na página da Vera Hintze - claro que entretanto já me vieram falar em co-wash e muitas outras técnicas complementares ao CC, que apareceram nos últimos 2 anos, mas um passo de cada vez, minha gente, 'tá?! - resolvi experimentar. (Ah! E esta miúda é um doce, espreitem!)

Porquê?

Porque o meu cabelo começou a secar, algo que é natural depois da utilização intensiva de tratamentos, especialmente em cabelos que se habituam facilmente, como o meu. E porque começou a ter frizz, por mais que eu recorra ao truque de secar o cabelo com uma t-shirt velha de algodão. E porque agora que ele já está maior - já quase que bate nos ombros, ACREDITAM?! - o frizz nota-se prá xuxu!

 

O que é então o pré-poo, trocado por miúdos?

Pré Poo é uma técnica desenvolvida para proteger os fios do cabelo contra o ressecamento que o shampoo pode trazer [...]. Agentes externos como chuva, poluição, secador, chapinha e até as lavagens vão tirando os nutrientes do seu fio e o Pré Poo vai proteger o seu cabelo da raiz às pontas, na lavagem.

A técnica em si consiste em passar creme, óleo ou máscara no cabelo, para proteger os fios antes da lavagem.

Eu usei óleo de coco, que conheci graças ao CC, mas que agora também uso para cozinhar - não o mesmo frasco, gente!

Isto para começar. Entretanto falei com as meninas do grupo Cabelos Saudáveis* e questionei que outros óleos poderia usar, sendo que ouvi falar de azeite e amêndoas doces (ambos que tenho em casa, #pelintra) para nutrir e proteger o cabelo...

Como?

Eu segui as indicações do grupo e passei no cabelo seco, focando mais do meio até às pontas, 10 a 15 minutos antes do banho, e depois retirei na ordem "normal": shampoo, máscara, condicionador. (Eu, neste momento estou a utilizar a linha "A minha Praia" da Embelleze, exatamente porque é uma linha com foco na hidratação e eu quero é que o meu cabelo fique mais sedoso, depressinha!)

 

E posso dizer: resultou!

O meu cabelo nem é "louco" por óleo de coco (dei conta disso, quando SEGUIA o CC) e em pré-poo gostou: nada de frizz e muito mais suave durante 2 dias - e não, não o tornou mais oleoso.

 

Continuo a sentir as pontas meis nhé... mas isso é porque já as devia ter ido cortar quase há dois meses... shiuuuu!

 

* um grupo mais pequeno, menos famoso, menos evangelizador, mais focado nos produtos naturais e nos truques antigos e caseiros do que no wow das embalagens das marcas. E que respondem a todas as dúvidas sem ser com o "chavão": "Já fazes CC querida?"

12 comentários

Comentar post