Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Ter | 31.05.16

Cronograma Capilar - o que é e para que serve?

Gostei de ver o vosso interesse no Cronograma Capilar (CC, para os amigos).

E talvez por ter uma experiência muito... "realista", vou mesmo partilhar convosco como está a ser a minha "aventura no mundo do apapiricanço capilar".

 

Conheci o CC em abril, através deste grupo de Faicibuqui, que adoro. Bom ambiente, as Joanas são fantásticas (haja conhecimento de ingredientes... aqueles nomes esquisitos são com elas!), entretanto outras meninas que já avançaram no CC também dão os seus toques/truques. Partilham-se muitas experiências, há muita ajuda e aceitam-se todos os cabelos: dos de sonho aos "pêlo de rato", como o meu.

 

boom do CC começou no Brasil - basta fazerem uma pesquisa no Google e vêem logo. Mas cá eu, nunca tinha prestado atenção. Abençoado grupo. Foi preciso chegar aos 30 para dar atenção (digna desse nome) ao cabelo, mas oacreditam que até a minha auto-estima tem melhorado?

A finalidade? Com o cronograma mensal tratar de todas as necessidades dos cabelos: hidratação, nutrição (reforçada pela humectação, sempre com óleos naturais) e reconstrução. O resultado final é: diminuição de frizz, de pontas espigadas e aumento de brilho e sauvidade no cabelo. E quem é que não quer isso? Hã?

Eu sigo o cronograma de cabelos muito danificados - auto-diagnóstico! - por ter cabelo pintado, com químicos (ondulação) e geneticamente fino, fraco, sem volume e com queda.

 

Num mundo perfeito, fazendo um mês de CC o cabelo cairia menos, ficaria mais fofo, mais macio, mais fácil de desembaraçar. E há meninas no grupo que o conseguiram! (grrrr a inbeija!) Mas nada de desanimar! Ou se apaparica ou cabelo ou se é um ovo podre (LOL).

Estou agora a meio da 3ª semana e, para já, só posso comprovar a parte do mais macio. (Daí dizer que a minha experiência é "realista"). A queda continua praticamente igual. O desembaraçar mais fácil só o sinto no dia em que lavo o cabelo... mas digo-vos, só pelo cheirinho que fica no cabelo e o brilho, vale a pena!

 

Hoje deixo-vos aqui os produtos que uso e algumas dicas que devemos aplicar sempre quando lavamos o cabelo, mesmo que não se esteja a fazer o CC:

CC_contosmm.JPG

(e ainda me falta o óleo de amêndoas doces! Dizem que é o nutirtivo natural perfeito para quem tem caracóis!)

CC2_contosmm.JPG

 (Abençoada promoção do Pingo Doce, na semana passada!)

  1. usar shampoo sem sal (quase todos os shampoos têm sal, o que nos desidrata o cabelo)
  2. lavar o cabelo apenas na raíz
  3. diluir o shampoo em água - aka não aplicar diretamente no couro cabeludo
  4. NÃO pentear o cabelo debaixo de água - eu seco com uma t-shirt velha, ponho leave-in e penteio/desembaraço com os dedos, para diminuir a quebra

No próximo post sobre o CC partilho convosco o "como fazer?" - os processos e truques destes produtos todos ;)

Que vos parece?