Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Contos da menina-Mulher

Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Estes são os meus pontos sobre saúde, culinária e lifestyle. Aqui toda eu sou vírgulas, reticências e, no extremo, pontos de exclamação ou mesmo um ponto final!

Ter | 14.06.16

Cronograma Capilar - como fazer?

O prometido é devido!

Depois de partilhar convosco o que é o CC e para que serve, vem agora o "testamento" de como o fazer, sempre seguindo os ensinamentos da Joaninha (e de todas as meninas do grupo, que a colaboração é a palavra-chave)!

cronogramacapila_contosdameninamulher.jpg

 Relembro que, no meu caso, estou agora a finalizar o 1º mês de CC, no cronograma de cabelos muito danificados.

Os principais resultados que noto são cabelo mais macio e mais brilhante. Ainda não noto cabelo súpéh sedoso ou que se desembaraça sozinho (como nos anúncios de shampoo).

Há que ter em atenção que cada cabelo é único, logo pode demorar mais ou menos tempo a conseguir mudanças.

Já deu para perceber que o meu "cabelo pêlo de rato" é muito exigente...

 

O Cronograma capilar trata-se de uma sequência de cuidados, nutrição, reconstrução e hidratação. É indicado para TODOS OS TIPOS de cabelo.

São três os tipos de máscaras que se usam nas três etapas: Hidratação, nutrição e reconstrução.

Segundo o cronograma, tens que lavar o cabelo 3x na semana. Eu, por exemplo, só lavo duas, por ordens do dermatologista. O que fiz foi adaptar o CC às ordens médicas.

Processo: primeiro lavas o cabelo, depois aplicas a máscara, o condicionador finaliza sempre o processo de lavar o cabelo, excepto se o leave in for condicionante ou se a mascára tiver um pH igual ou inferior a 3.5. A ordem para usar isto "tudo" e não fazer asneira? Shampoo (só na raíz - parece estranho, mas acreditem que lava o cabelinho bem), máscara (o tempo indicado na embalagem) e condicionador.

 

 COMO É QUE IDENTIFICO SE UMA MÁSCARA É HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO OU RECONSTRUÇÃO?

  • Máscara de Hidratação: A principal função é de repor a água e a humidade dos fios.

- Composição: Extratos vegetais de plantas ou frutos; Pantenol; Glicerina; Aloe Vera; Silicones; Vitaminas; Mel e açúcares.

  • Máscara de Nutrição: É responsável por fazer a reposição da gordura e da oleosidade dos fios.

- Composição: Óleos vegetais (óleo de argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, côco, linhaça, oliva); Manteigas vegetais (karité, cacau, abacate); ceramidas.

  • Máscara de Reconstrução: O processo de reconstrução deposita nos fios proteínas, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos.

- Composição: Queratina; Creatina; Arginina; Cisteína; Colágeno, Aminoácidos.

 

O QUE É A HUMECTAÇÃO CAPILAR?

Resumidamente, a humectação capilar é passar óleo (no meu caso utilizo o óleo de côco e óleo de amêndoas doces), no cabelo. Humectação é a mesma coisa que nutrição.

Humectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes. Mas atenção, convém que o óleo seja extra virgem. Também pode ser só virgem, mas se for extra virgem, é melhor.

Há quem não se sinta à vontade a usar óleos diretamente no cabelo. Então há meninas que misturam os óleos na máscara para potencializar o resultado.

Eu comprei o óleo de côco no Celeiro e o óleo de amêndoas doces no Pingo Doce.

 

COMO FAÇO A HUMECTAÇÃO COM O ÓLEO DE CÔCO E DE AMÊNDOAS DOCES?

Primeiro, aqueço o óleo de côco em banho maria (microondas, nunca). O de amêndoas doces já está líquido, logo ponho diretamente no cabelo. Passo no cabelo, mecha por mecha. Por fim, prendo o cabelo, enrolo em papel aderente e espero algumas horas (nunca menos de 3h).

Há meninas que, por exemplo, dormem com os óleos no cabelo (pondo uma touca de plástico, transparente). Eu, como escolho fazer a humectação aos sábados de manhã, ainda não experimentei. 

Para quem estranhaa como se vai lavar o cabelo depois de o banhar em óleos...: 1º passar condicionador em todo o cabelo, depois shampoo e, por fim, condicionador das orelhas para baixo.

 

Perguntas frequentes - retiradas do grupinho do Faicibuqui (e entretanto atualizadas com a atualização e com dicas de todas as meninas!):

Posso dormir com o óleo no cabelo?
R: Sim.

O óleo de côco pode ser qualquer um?
R: Não! Tem de ser extra virgem e prensado a frio. No entanto, também podes comprar o que é só virgem.

É obrigatório ser óleo de côco?
R: Não, pode ser óleo de ricino, na raiz, (para favorecer o crescimento do cabelo) + óleo de coco em todo o cabelo, por exemplo. Ou óleo de amêndoas doces (em todo o cabelo), para meninas com o cabelo encaracolado.

O meu cabelo é oleoso, posso fazer à mesma?
R: Sim, sem problemas.

Para que tipo de cabelo serve?
R: Para TODOS. Lisos, encaracolados, com química, sem química.

 

CABELO COM CARACÓIS

MÁSCARAS QUE USO

- Máscara Elvive Total Repair (Reconstrução)
- Máscara Elvive Fibrology/ Ultra Suave Tesouros de Mel (Hidratação)
- Máscara Ultra Suave Azeitona Mítica (Nutrição)

 

Obs.: Estas são as máscaras que indico, mas há imensas! O meu "truque" foi decorar 2 ingredientes ativos de cada fase e procurar nas máscaras no supermercado. Podes fazer o CC com qualquer marca.

- Recomendo um champô SEM SAL (Eu uso Skala Aloe Vera, disponível no Pingo Doce).

 

No total, aproveitando promoções no Continente e Pingo Doce gastei cerca de €25 em tudo, incluíndo os leave-ins que partilhei convosco neste post.

 

Pela novidade e disponibilidade, as meninas falam muito das máscaras e leave-ins da Novex, da Embelleze.

Eu não comprei, para já, porque queria ver se notava resultados - já que as máscaras são enooooooooormes.

24 comentários

Comentar post